Loader
  • 41 3060-2910 | 9 9991-8166
Poço Artesiano, o que é?

Poço Artesiano, o que é?

Antigamente era muito comum ter poço artesianos nas casas. Com o passar do tempo, e o desenvolvimento da tecnologia, ficou cada dia mais fácil ter água encanada em nossas casas, consequentemente, este recurso que tanto nos ajudou, acabou deixando de ser usado.

Pensando nos benefícios que o poço artesiano traz, a Ecoplan Sacos Plásticos utiliza esse aliado no seu sistema de fabricação de plásticos recicláveis.

Parecido com o poço convencional, o poço artesiano é assim chamado porque as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento.

É um poço tubular profundo, cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca do tubo para controlar a saída da água.

Normalmente, a sua profundidade é maior que a de um poço convencional e, em geral, suas águas têm uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais. Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.

A perfuração de poços tubulares é uma atividade especializada na área de engenharia, portanto, todo esforço deve estar centralizado na contratação de empresas de perfuração de poços que possuam quadros especializados de funcionários, geólogos, engenheiro de minas ou engenheiros com especialização na área reconhecida pelos órgãos de fiscalização profissionais específicos.

Além de equipamentos modernos e alta tecnologia é necessário que tenha uma equipe de profissionais técnicos com ampla experiência.

Considerada uma obra de engenharia projetada e construída para a exploração de águas subterrâneas, a perfuração pode atingir até 2.600 metros de profundidade, sendo total ou parcialmente revestida, conforme as condições geológicas.

História

Há relatos de que os primeiros poços foram perfurados por habitantes da China medieval, indicando que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.

Etimologia

Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. Desde então, todo poço, após essa data, é chamado de poço artesiano por jorrar a água sozinho.