Loader
Picker Icon

Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

  • Have any questions?
  • Our Locations

    Check our Locations

    Aenean dignissim pellentesque felis niakm sed. Morbi in sem quis dui placerat ornare.

    + 3326 225 FC

    Call us our Agent will help you
O que é Chuva?

O que é Chuva?

A chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas de água das nuvens sobre a superfície da Terra. Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por condensação de vapor de água.

A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajetória de queda, ou por outros fenômenos.
Quando duas pequenas gotas d’água se unem e, com isto, formam somente uma gota que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado “coalescência”. Nem toda chuva atinge a superfície, algumas evaporam enquanto ainda estão a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e que acontece principalmente em locais ou períodos de ar seco. A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico e pode alterar a sensação térmica do ambiente.

Tipos de Chuvas

Há dois tipos básicos de precipitação: estratiformes e convectivas.
As precipitações podem estar associadas a diferentes fenômenos atmosféricos sob diferentes escalas de desenvolvimento temporal e espacial. Por exemplo:

Chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e úmida), típicas das latitudes médias, como as de inverno no Brasil Meridional que caminham desde o Sul (Argentina), podendo, eventualmente, chegar até o estado da Bahia. Por ser mais pesado, o ar frio faz o ar quente média subir na atmosfera. Com a subida da massa de ar quente e úmida, há um resfriamento da mesma que condensa e forma a precipitação. São, geralmente, de intensidade de grande duração e atingem grandes áreas.
Exemplo de chuvas de convecção no município de Coronel Fabriciano, no estado de Minas Gerais, Brasil.

Chuvas de convecção ou convectivas são também chamadas de “chuvas de verão” na Região Sudeste do Brasil e são provocadas por intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais) acrescida de convergência do vento horizontal. Chuvas convectivas em geral estão associadas a nuvens Cúmulo nimbos de grande desenvolvimento vertical. O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.

Precipitação convectiva é comum no verão brasileiro, na Floresta Amazônica e no Centro-Oeste. Na região Sudeste, particularmente sobre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Na região Nordeste, exceto nas áreas litorâneas e sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) também ocorrem tempestades convectivas associadas a entrada de brisa marítima ao final da tarde, com graves consequências sobre as centenas de áreas de risco ambiental. Estas chuvas também são conhecidas popularmente como “pancadas de chuva”, “aguaceiros” ou “torós”. São, geralmente, de grande intensidade, curta duração e atingem pequenas áreas de precipitação.

By Wikipédia