Professora de Escola do Paraná incentiva alunos à leitura com uso do ‘sussurrofone’, telefone feito com cano de PVC.
O brinquedo que imita um telefone montado com peças de PVC tem o objetivo de ajudar os alunos a prestarem mais atenção à leitura e melhorar a escrita. O método foi criado no Piauí e é utilizado em salas de aula de Ponta Grossa.
Não saiu nem R$3,00 cada sussurrofone. Um investimento pequeno e muito interessante”, afirma a diretora da escola de Ponta Grossa, Regina de Fátima Neumann.
O aparelho funciona da seguinte forma: a criança fala por um ponta e ouve pela outra. Com aproximadamente dez centímetros, o objeto foi confeccionado pela professora, com tubos retos no centro e curvatura nas pontas. Com esse recurso o estudante consegue fazer o reconhecimento sonoro e relacioná-lo à escrita.
“O uso do sussurrofone criou um novo contexto para a aprendizagem da leitura e da escrita. Brincando, os estudantes têm experimentado situações que valorizam as linguagens e as culturas infantis”, explica a professora.
Jogo de leitura
Para alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma outra escola de Ponta Grossa, a leitura é estimulada em uma espécie de jogo. Os estudantes começam com palavras mais simples e precisam “passar de fase” para chegar aos textos mais complexos.
Eles estão indo muito bem. A maioria está lendo com fluência, e eles despertaram para a leitura muito cedo”, ressalta a professora Célia Lima.
O que podemos ver com essas pequenas ideias são educadores fazendo toda diferença quando buscam e trazem novidades que estimulam os alunos dentro de sala de aula. Mostram que a aprendizagem não é chata e que vai além do que está escrito nos livros.
Parabéns para esses professores, muitas vezes sem recursos, que conseguem sair da rotina do dia a dia e pensar em meios para que os alunos não somente se formem, mas experimentem novas oportunidades de aprendizagem.