Loader
  • 41 3608-1303 9991-8166
Quais são os Principais Poluentes do Ar

Quais são os Principais Poluentes do Ar

Quando chegamos às cidades grandes podemos perceber, principalmente no inverno, uma poeira cinzenta que são um dos sinais dos principais poluentes do ar, ela só se dissemina pela ação de ventos muito fortes.

Essa camada de poeira, impede a passagem de raios solares, podendo encontrar muitos poluentes que fazem mal à nossa saúde e à saúde de nosso planeta. Abaixo conheceremos os principais poluentes do ar de nossa planeta:

 

– Óxidos de Nitrogênio e Enxofre: esses gases tóxicos são liberados na queima industrial de combustíveis fósseis como o carvão mineral e o óleo diesel.

O dióxido de nitrogênio pode provocar bronquite, asma e enfisema pulmonar. Quando esses gases se combinam com o vapor de água presente na atmosfera, eles são convertidos em ácido nítrico e ácido sulfúrico.

Diante disso podemos concluir que eles são os responsáveis pelas chuvas ácidas. Os dois gases diminuem a capacidade de formação de anticorpos no organismo.

 

– Dióxido de carbono (gás carbônico): resulta das combustões e da respiração de animais e plantas. Serve de matéria prima para os vegetais na fotossíntese.

A cada dia sua concentração no ar aumenta, sendo ele um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

 

– Monóxido de Carbono: gás incolor, inodoro, mais leve que o ar e extremamente tóxico. Ao se combinar com a hemoglobina, prejudica o transporte de oxigênio pelas células. Esse gás é proveniente da queima incompleta de moléculas orgânicas e sua principal fonte de emissão são os motores de veículos como automóveis, ônibus, caminhões, motos etc.

 

Esses são alguns entre tantos poluentes que tem impacto direto na qualidade do ar de nosso planeta.