Loader
  • 41 3608-1303 9991-8166
Catador e sua importância

Catador e sua importância

Mesmo trabalhando em condições extremamente precárias, esses trabalhadores são essenciais para a reciclagem no país.

Eles são os grandes responsáveis pelos altos índices de reciclagem do país. Com a coleta do lixo e venda para reciclagem, diminuem grande quantidade de materiais que, caso fossem descartados incorretamente, ocupariam espaço em aterros e lixões nas cidades, aumentando o volume de resíduos e diminuindo a vida útil desses espaços destinados ao descarte.

São os catadores que coletam, separam, transportam, e às vezes, beneficiam os resíduos sólidos, transformando o lixo, em mercadoria, com valor de uso e de troca.

Com o passar dos anos, a organização dos catadores evoluiu, e hoje o catador saiu da rua e da coleta em sacos de lixo, e vem se tornando empreendedor. Reunidos em cooperativas, o trabalho dos catadores ganha outras proporções, com a possibilidade de coleta e tratamento de maiores quantidades de material reciclável e, consequentemente, sua venda com a geração de mais renda para cada cooperado.

Alguns Institutos vem trabalhando no sentido de profissionalizar os catadores, organizando-os em cooperativas e prestando toda a assistência técnica e fornecendo capacitação, para que, cada vez mais, os catadores tornem-se uma força empreendedora.

Quando se profissionalizam e participam de cooperativas, o catador estabelecer relações com bairros residenciais ou empresas, podendo assim recolher mais materiais e produzir mais renda. Por isso é importante a conscientização e colaboração de cada pessoa em sua casa, na separação e limpeza dos materiais, assim como a de empresas, direcionando o material para cooperativas. Fazendo isso contribuim não só para a diminuição dos resíduos descartados, como também com o aumento da geração de renda para esses trabalhadores.